quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Aula Pratica de Protozoarios


Material:
*água de tanques com vários tipos de protozoários;
*lâminas e lamínulas;
*pipetas e Pasteur;
*microscópios.
Procedimento:
1) Retire algumas gotas de amostras de água, coloque-a sobre lâmina e cubra com lamínula. Observe ao microscópio, primeiro ao menor aumento e em seguida, analise os detalhes celulares num aumento maior. Protozoários e outros microorganismos de vida livre, normalmente, são mais facilmente encontrados juntos a algum material solido orgânico. Estas amostras apresentam uma grande variedade de protozoários e microorganismos de água doce. Faça uma analise geral da biodiversidade do material, procurando alguns tipos de protozoários para em seguida, analisá-los mais detalhadamente sob aumento maior.
2) Considerando todas as amostras de protozoários da aula, tente distinguir ao menos um representante para cada um dos filos ciliophara,mastigophara e sarcodina.Esquematize e anote as características observadas durante a aula que fizeram com que você correlacionasse cada organismo com seu filo.Durante a observação e esquematização,tente identificar alguma organela,presença de estruturas que promovem movimentação,tamanho relativo,entre outras características evidentes.

Dica:
Pessoal uma boa idéia é coloca algodão entre a água e a lamínula com a finalidade de formar uma rede que dificulte a movimentação dos protistas, o que facilita a observação.

1. FILO CILIOPHORA

Observações: exemplar móvel, com ciliatura uniforme e bem desenvolvida, em forma de cirros, e estrias longitudinais. Possui um tufo de cílios maiores no centro de um dos pólos do corpo.
exemplar imóvel, ciliado, com cromatóforos de cor amarelada, tendendo à parda. Não apresenta parede celular.
exemplar móvel, ciliado, de corpo alongado, com cromatóforos. Não apresenta parede celular.
exemplar móvel, com ciliatura escassa, mas bem desenvolvida, na forma de cirros, e possuidor de citóstoma.
exemplar móvel, ciliado, com vacúolos pulsáteis e cistóstoma. Não apresenta cromatóforos.
observações: exemplar móvel, com ciliatura uniforme e cistoma ventral.
exemplar móvel, com ciliatura uniforme, movendo-se em torno do próprio eixo

2.FILO CHLOROPHYTA
observações: exemplar móvel, ciliado no corpo celular e dono de flagelo único, com cromatóforos verdes e parede celular.

3. FILO EUGLENOPHYTA
observações: exemplar móvel, com ciliatura esparsa e flagelo único, estigma e cromatóforos verdes. Não apresenta parede celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário